skip to Main Content
Dia Internacional Do Cooperativismo Celebra A Sustentabilidade

Dia Internacional do Cooperativismo Celebra a Sustentabilidade

Neste sábado, 7 de julho, cooperados de todo o mundo celebraram o Dia Internacional do Cooperativismo. Por meio do slogan sociedades sustentáveis através da cooperação, as cooperativas mostram que, graças aos valores, princípios e estruturas de governança, possuem tanto sustentabilidade quanto resiliência em sua essência, já que o interesse pela comunidade é o sétimo de seu Celebra dos princípios orientadores.

No Brasil, desde 2015, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), decidiu promover duas celebrações na mesma data: o Dia Internacional do Cooperativismo, que sempre ocorre no primeiro sábado do mês de julho, e o Dia de Cooperar, um movimento composto por iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, em todos os estados brasileiros.

Entretanto, por conta dos jogos da Copa do Mundo, o Sistema OCB antecipou em uma semana as duas celebrações. Assim, as cooperativas brasileiras, apoiadas pelas organizações estaduais e unidade nacional do Sistema OCB realizaram suas ações e iniciativas no último sábado, 30 de junho.

A Cotrirosa esteve integrada com outras cooperativas da sua região de atuação, através realização de ações para marcar o Dia de Cooperar. Em Campina das Missões com arrecadação de alimentos em benefício ao hospital local, em Tucunduva a colocação da placa do cooperativismo, no trevo de acesso à cidade, simbolizando a intercooperação. Já em Santa Rosa, o envolvimento foi no projeto Recicla, com o recolhimento de lixo eletrônico para posterior reciclagem por uma empresa especializada.

Atitudes simples movem o mundo”. Este foi o tema do Dia de Cooperar (Dia C) deste ano, que movimentou o país todo e mostrou que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades e que as ações das cooperativas impactam diretamente na vida de muitas pessoas.