skip to Main Content
Seminário Abordou “Estratégicas Para Melhorar A Reprodução De Vacas Leiteiras”

Seminário abordou “Estratégicas para melhorar a reprodução de vacas leiteiras”

A FENASOJA 2020 realizou na quinta-feira, 26, no auditório da Unijuí-Campus Santa Rosa o Seminário da Pecuária. Com o tema “Estratégicas para melhorar a reprodução de vacas leiteiras”, o evento reuniu cerca de 250 produtores de toda a região. Entre as marcas do encontro esteve a palestra do médico veterinário e professor da Universidade da Florida-EUA, Ricardo Chebel. Ele abordou o manejo de vacas em período de transição e seus impactos nos parâmetros imunológicos, metabólicos e de saúde.

Chebel falou do manejo reprodutivo de novilhas e vacas, além da manipulação hormonal do ciclo estral e o tratamento pós-parto. “O que está sendo utilizado nos Estados Unidos pode e deve ser usado aqui. Para se alcançar melhores os índices reprodutivos, precisa ser feito o básico. Mas o básico precisa ser bem feito, como a alimentação, a água, conforto térmico e local limpo, o que contribui diretamente na saúde da vaca e em sua parte reprodutiva”, salientou.

O presidente da Comissão de Pecuária da FENASOJA 2020, Valério Avellar, destaca que o evento serviu para trazer notoriedade aos produtores regionais, os apresentando novos processos e tecnologias. “A FENASOJA está comprometida com o desenvolvimento e a produção leiteira é uma das grandes potencialidades dos municípios, por isso investimos em formação e aprimoramento dos processos”, ressalta.

O evento teve o patrocínio da Cotrirosa, Alta Genétics, e apoio da Botolli e da Unijuí.

Fonte: Fenasoja