skip to Main Content
Associados Da Cotrirosa Integram O Programa De Qualidade Do Leite

Associados da Cotrirosa integram o programa de qualidade do leite

Produzir leite de maneira segura, com alto teor de proteína e gordura e com baixo nível de células somáticas e contagem bacteriana é um dos principais desafios da pecuária leiteira do Brasil. Diante disso, a Cotrirosa através da unidade de Santo Cristo, está com um programa piloto de assistência técnica aos produtores de leite de Santo Cristo e Alecrim, com o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade, bem como atender as exigências das normativas  e fornecer um produto saudável ao consumidor.

O programa, realizado em parceria com a Agrifirm, é desenvolvido com mais de 100 produtores, através de visitas periódicas nas propriedades e acompanhamento mensal das análises do leite, através do gerencial da CCGL, com indicadores que mostram como está a saúde dos animais e consequentemente a produção.

Para o técnico em agropecuária da Cotrirosa e coordenador do programa, Rodrigo Tognon, com a análise dos índices é possível ter o acompanhamento do rebanho dos produtores assistidos. “Com os resultados em mãos, podemos saber como estão os animais e a produção, além de alertar para futuras condenações que possam ocorrer quando algum índice estiver fora dos padrões e identificar os eventuais problemas ligados ao manejo, nutrição, ambiente e saúde dos animais. Com isso, podemos auxiliar os produtores na tomada de decisão e na correção desses problemas”, afirma Tognon.

Como forma de incentivo aos produtores que investiram em melhorias, foram premiados os quatro associados que tiveram melhores resultados com a raça holandesa e dois com a raça Jersey, em evento realizado na última sexta-feira, 31 de janeiro, na Acisa de Santo Cristo, com a presença dos vencedores e representantes da Cotrirosa, Agrifirm e CCGL. Os premiados receberam certificados e produtos Agrifirm para alimentação do gado leiteiro.

Confira os vencedores:

Raça Holandesa

Airton e Carla Sost

Ilton e Amélia Rohr

Nestor e Ana Braun

Marcelo e Carine Cristoph

Raça Jersey

Neldo e Ilaimi Brehm

Milton e Maria Momback

De acordo com o médico veterinário e responsável pelo setor leiteiro da Cotrirosa, Augusto Moroni, a ideia é continuar com o programa. “O trabalho tem continuidade este ano em Santo Cristo e Alecrim. A intenção é estender em outros municípios da área de atuação da cooperativa, por se tratar de um programa que vem ao encontro das metas do setor que é melhorar cada vez mais a produtividade e qualidade do leite e assim, obter maior rentabilidade com a atividade,” finaliza Moroni.