skip to Main Content
Análise De Sementes: Uma Aliada Do Produtor

Análise de sementes: Uma aliada do produtor

O sucesso da produção agrícola depende de uma série de fatores, entretanto existem pré-requisitos básicos indispensáveis, como a utilização de sementes de qualidade. Pensando em auxiliar as cooperativas e os produtores, o Laboratório de Análise de Sementes da CCGL examina mais de 30 espécies incluindo grandes culturas como soja, trigo, milho, aveia, azevém, além de forrageiras, florestais, entre outras.

O laboratório disponibiliza também análises de germinação, vigor, tetrazólio, pureza física, verificação de cultivares, umidade, peso hectolítrico, peso de mil sementes, germinação e vigor em substrato de areia. Os resultados podem ser acompanhados em um sistema on-line, onde o cliente visualiza o status de suas amostras, consulta e imprimi o laudo sem precisar sair de casa.

Segundo a encarregada do laboratório, Fernanda Guizzi, a análise das sementes é um dos pilares fundamentais quando se desejam altas produtividades. – Realizar a análise com antecedência, auxilia o produtor na tomada de decisões, além de que, a utilização de sementes de qualidade garante ao produtor o estabelecimento de um estande de plantas adequado, evitando custos desnecessário como por exemplo, o replantio – destaca Fernanda.

Em um estudo conduzido pela unidade de pesquisa e tecnologia da CCGL, foram semeados lotes de sementes de soja com diferentes percentuais de vigor – o vigor é um importante teste para representar o potencial de emergência das plantas mesmo sob condições adversas, como por exemplo, chuva intensa após a semeadura. Os resultados demonstraram que cada ponto percentual (%) adicional no vigor representou em média 24 kg/ha de soja a mais na hora da colheita, dado que reforça a importância da análise das sementes.

Atuando a mais de 30 anos no mercado, o Laboratório de Análises de Sementes fica localizado na CCGL em Cruz Alta e atende a comunidade em geral. As amostras podem ser trazidas pessoalmente em turno administrativo de segunda a sexta ou deixadas na portaria da cooperativa. As amostras também podem ser enviadas pro transportadoras, correios e rodoviária conforme a necessidade. Para dúvidas e informações entre em contato no (55) 3321-9428 ou e-mail labsementes.tec@ccgl.com.br.

Fonte: CCGL