skip to Main Content
Cooperativas Agropecuárias Gaúchas Celebram Dia Do Cooperativismo Com Ações Solidárias

Cooperativas agropecuárias gaúchas celebram Dia do Cooperativismo com ações solidárias

Para este Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado neste sábado, 3 de junho, as cooperativas agropecuárias gaúchas estão organizando ações solidárias para o Dia C. O movimento é estimulado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e replicado pelo Sistema Ocergs/Sescoop-RS no Rio Grande do Sul. A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) vem dando apoio às iniciativas.

Uma delas é o movimento Agro Fraterno, promovido pelo Ministério da Agricultura e encampado pelas cooperativas agropecuárias gaúchas. O programa incentiva a arrecadação de alimentos e doações de cestas básicas para as comunidades carentes e neste ano diversas cooperativas do sistema aderiram a este plano. “A FecoAgro/RS está envolvida junto às suas associadas com neste programa com a arrecadação de alimentos. É um programa que reconhece o trabalho da ministra Tereza Cristina e do Ministério da Agricultura”, destaca o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires.

O dirigente avalia também que o momento do cooperativismo do Rio Grande do Sul é de celebração. “Apesar da pandemia, temos um momento excepcional do cooperativismo do Rio Grande do Sul. O ramo agropecuário tem este momento extraordinário onde é preciso reconhecer o trabalho do agro e do cooperativismo. Temos que torcer para que tudo o que está acontecendo, como aumento das áreas de trigo e de soja, se transformem em bons resultados para os produtores e sociedade em geral. Nós estamos fazendo a nossa parte”, observa.

Pires também salienta que existe um otimismo e vontade do produtor que está empreendendo e o sistema cooperativo agropecuário gaúcho está acompanhando com investimentos em estruturas além da capacitação de seus produtores e colaboradores. “Existe um posicionamento diferente de construir uma ação sistêmica e com isso fortalecendo as cooperativas e mais de seus 170 mil associados investindo em inovações como a plataforma SmartCoop e os programas de autogestão”, ressalta.

Fonte: FecoAgro/RS