skip to Main Content
RTC E Parceiras Iniciam Pesquisa Com Adubação Na Produção De Silagem De Milho

RTC e parceiras iniciam pesquisa com adubação na produção de silagem de milho

Com a finalidade de aprimorar conhecimento e atender às necessidades dos produtores da região, a Rede Técnica Cooperativa – RTC está realizando, em parceria com a UFRGS e YARA, um experimento de manejo de adubação nitrogenada em cobertura no milho para ensilagem. Por ser uma das culturas mais exigentes em fertilizantes, principalmente os nitrogenados, o milho proporciona efeitos mais relevantes no aumento da produção de grãos e silagem.
O experimento foi implantado no dia 05 de outubro de 2021, na área de pesquisa e tecnologia da CCGL e contou com a participação de pesquisadores da UFRGS e YARA. Conforme o Pesquisador da CCGL Jackson Fiorin, esta pesquisa visa comparar 3 fontes de nitrogênio (ureia comum, ureia protegida com NBPT e nitrato de amônio) em diferentes doses em cobertura, a fim de avaliar a probabilidade de perdas de nitrogênio e a eficiência de cada fertilizante na produção de grãos, silagem e estimativas na produção de carne e leite.
Para a Engenheira Agrônoma e Professora do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS, a Dra. Amanda Posselt Martins, o objetivo do experimento é aprimorar o conhecimento da adubação nitrogenada do milho para ensilagem, atualizando o Manual de Calagem e Adubação e atendendo aos produtores de leite, que são os principais usuários dessa demanda.

Fonte: CCGL