skip to Main Content
Cotrirosa Realiza Treinamento Para A área Técnica

Cotrirosa realiza treinamento para a área técnica

Manejo de doenças em soja e trigo foi o tema da capacitação realizada na quinta-feira, 03, com a equipe técnica da Cotrirosa no auditório do Centro Administrativo, em Santa Rosa.

No evento, que aconteceu em parceria com a Bayer, a engenheira agrônoma e diretora técnica do Instituto Phytus, Mônica Debortoli, destacou que apesar do momento ser complicado para decidir investimentos no campo, é necessário trabalhar com proteção para minimizar o risco e manter a rentabilidade. “Este é um momento estratégico para a cultura do trigo. Mesmo estando numa estiagem prolongada, temos a previsão de normalização das chuvas para a entrada do inverno. Se isso se confirmar teremos um cenário favorável para algumas doenças, considerando a realidade de cada lavoura: monocultivo, resteva de soja e resteva de milho. Estar atentos para essas caraterísticas no momento das decisões é importante para ter mais assertividade no manejo da cultura”, comenta.

A cultura do trigo exige, além de produtividade, qualidade. Neste quesito, o cuidado com as aplicações de florescimento vai ter impacto no manejo da giberela, que é um fungo que retira a qualidade. “É necessário observar os ingredientes ativos que tem maior eficácia sobre esse fungo no momento do florescimento”, explica, destacando que o fungicida tem papel de retirar o potencial de perda da lavoura.

“A Cotrirosa sempre busca capacitar a equipe técnica para facilitar as tomadas de decisões aos produtores, que é uma das formas para, além de levar a tecnologia à campo, ser um suporte para aumentar a produtividade e rentabilidade das lavouras”, comenta o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Taciano Irineu Reginatto.

Na ocasião, os técnicos também conheceram a linha de seguros da Pasetti seguros e investimentos, de Soledade e o portfólio de produtos da Yara.