skip to Main Content
Alinhamento Técnico RTC/CCGL Aponta Alternativas Para A Safra De Inverno No Estado

Alinhamento técnico RTC/CCGL aponta alternativas para a safra de inverno no Estado

Em busca de soluções para os desafios no campo para a safra 2022 e também de aproximar a informação técnica dos produtores, a CCGL, com o apoio da Rede Técnica Cooperativa (RTC), promoveu o alinhamento técnico “Construindo lavouras rentáveis em um cenário de adversidade”. O evento ocorreu nesta terça-feira (15), no auditório da CCGL, em Cruz Alta, e contou com aproximadamente 100 participantes de 17 cooperativas ligadas à RTC.

O Gerente de Pesquisa da CCGL Geomar Corassa explica que a ideia foi promover um encontro presencial, como forma de repassar aos técnicos das cooperativas uma série de informações referentes às oportunidades dos cultivos de inverno, estratégias de manejo, adubação, manejo de plantas daninhas, assim como tendências de mercado, esta última, principalmente relacionada ao trigo. As informações servirão como base para a tomada de decisão no campo para a safra de inverno, ajudando os produtores na obtenção da máxima produtividade e da máxima rentabilidade. — explica Geomar.

A abertura foi realizada pelo Presidente da CCGL Caio Vianna e pelo Diretor Executivo da FecoAgro Sérgio Luís Feltraco. Para Caio, a força técnica é o principal insumo das cooperativas e o agente das mudanças frente aos desafios econômicos, bem como para a superação dos danos causados pela estiagem. Feltraco ressaltou que eventos como esses são essenciais para qualificar as respostas e sanar as dúvidas dos produtores e citou a SmartCoop como ferramenta essencial para incluir a tecnologia como parte do processo de evolução na produção.

A programação do alinhamento técnico contou com as palestras: Estratégias de manejo dentro do sistema de produção, Uso de plantas de cobertura x alta de insumos e Manejo de plantas daninhas x escassez de herbicidas, ministradas pelos pesquisadores da CCGL Tiago Horbe, Jackson Fiorin e Mario Bianchi, respectivamente. A última palestra da programação abordou a temática da comercialização e tendências de mercado para cereais de inverno, sendo ministrada pelo operador de mercado da Solo Corretora de Ijuí Índio Brasil.

Para o Coordenador Técnico da Coopatrigo Bento Jacó Büttenbender, o evento teve uma importância fundamental devido ao momento da agricultura. — As informações elencadas, como otimização e racionalização de custos, trouxeram conhecimentos relevantes para os técnicos das cooperativas, com recomendações corretas e coerentes, que serão difundidas aos produtores trazendo resultados para suas propriedades neste momento desafiador — completa Bento.

Fonte: CCGL