skip to Main Content
Operação 365 é Tema Central Do 6º Fórum Estadual De Conservação Do Solo E Da Água Na Expodireto

Operação 365 é tema central do 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água na Expodireto

A Operação 365, projeto desenvolvido em conjunto pela CCGL, RTC, Embrapa Trigo e apoiadores, foi o foco do 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água no segundo dia (8 de março) da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A primeira palestra foi ministrada pelos pesquisadores Jackson Fiorin, da CCGL e José Eloir Denardin, da Embrapa Trigo, que apresentaram a metodologia do programa, destacando as práticas agrícolas capazes de aumentar a rentabilidade e amenizar o impacto de problemas climáticos como a estiagem no campo.

Conforme o Chefe Geral da Embrapa Trigo Jorge Lemanski, a Operação 365 busca melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul, com investimentos e suporte técnico que garantam a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. – O objetivo é elevar a produtividade das lavouras, mitigar riscos climáticos e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais – explica Jorge.

O debate também contou com presença do Gerente de Pesquisa da CCGL Geomar Corassa e do chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo Giovani Faé que enfatizaram que a preocupação global com a questão climática exige “ação local”. – Como podemos perceber, será cada vez mais difícil prever o comportamento do clima e a resposta do setor será tornar o sistema produtivo mais resiliente, intensificando o uso de sistemas integrados de produção capazes de produzir renda o ano todo – completaram Geomar e Giovani.

O painel também contou com a participação do Presidente da CCGL Caio Vianna, do Presidente da FecoAgro/RS Paulo Pires e autoridades. O 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água foi uma iniciativa da CCGL, Embrapa, Cotrijal, Emater/RS e Governo do Estado do RS e contou com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Banrisul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte: CCGL