skip to Main Content
CCGL Adiciona Setor De Sistemas Integrados De Produção Agropecuária Em Suas Pesquisas

CCGL adiciona setor de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em suas pesquisas

A CCGL, aliada à Rede Técnica Cooperativa (RTC), incluiu, no primeiro semestre de 2022, um novo setor à Unidade de Pesquisa e Tecnologia, o de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). A nova linha de pesquisa tem foco na maximização do potencial da pecuária de leite e de corte e na sua integração com a lavoura, buscando elevar ao máximo a eficiência dos sistemas de produção por meio de interações sinérgicas entre os componentes agrícola e animal para diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Conforme o Pesquisador da CCGL e coordenador do novo setor, Eng. Agr. Dr. Pedro Albuquerque Nunes, os sistemas integrados têm sido reconhecidos internacionalmente como uma alternativa para a intensificação e diversificação sustentável dos sistemas de produção, que nas últimas décadas passaram por um processo de especialização e simplificação biológica. – Ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a integração entre sistemas agrícolas possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado, desde que ocorra de forma ordenada (planejada) e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas. Por este motivo, a temática dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são, atualmente, objeto de estudo nas mais renomadas instituições de pesquisa do mundo – completa Pedro.

A CCGL, através da RTC e junto com as cooperativas associadas, busca avançar progressivamente em pesquisas agrícolas capazes de contribuir para aumentar a produtividade e a rentabilidade nas propriedades rurais. Este olhar sobre sistemas integrados de produção é chave para a agricultura do futuro e, deste modo, a CCGL e a RTC se colocam na frente da geração de conhecimento, com vistas a subsidiar as cooperativas e os produtores para a agricultura do futuro. Buscar a intensificação sustentável de sistemas agrícolas é um dos objetivos do setor. Além disso, por meio do sinergismo em pesquisas no Tambo Experimental da CCGL, onde são desenvolvidos estudos com plantas forrageiras, manejo de pastagens e produção de leite, o setor tem foco na maximização da produção pecuária com vistas ao leite e, agora, também a carne.

A Unidade de Pesquisa e Tecnologia da CCGL conta ainda com os setores de Manejo de Culturas, Manejo e Conservação do Solo, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo de Plantas Daninhas, Entomologia, Fitopatologia além de parceria com a plataforma Smartcoop, com foco em agricultura digital. Para a prestação de serviço, a unidade também disponibiliza a todos os produtores laboratórios de solos e sementes.

Fonte: CCGL