skip to Main Content
Cotrirosa Promove Formação Para Conselheiros

Cotrirosa promove formação para conselheiros

Os conselheiros de administração e fiscal da Cotrirosa participaram na última sexta-feira, dia 5, de uma formação exclusiva para o conselho. A iniciativa da Cooperativa, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, trouxe o administrador Roberto Schuster Ajala, para ministrar a qualificação. Roberto é mestre em Gestão Estratégica de Organizações, especialista em Gestão no Agronegócio e também atua como professor de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, além de instrutor pela Cooperconcórdia.

 

O objetivo da formação foi debater o papel do conselho, junto aos demais agentes da Cooperativa, e orientar quanto a melhor forma para realização das responsabilidades e emissão de pareceres. Também foram abordados assuntos como identidade e governança cooperativa; atribuições, responsabilidades e reuniões; contabilidade, gestão e inovação para Cooperativas.

 

Para o conselheiro fiscal Romeu Mauer, a capacitação vem num bom momento, para a construção de uma administração cada vez mais transparente. “O curso veio para nos dar uma transparência maior sobre o papel do conselheiro, nos deu mais segurança para atuar de forma independente e assegurar uma efetiva transparência dos negócios da Cooperativa e assim, poder repassar aos associados como está a saúde financeira da Cotrirosa”, destaca o conselheiro.

 

A Cotrirosa tem suas diretrizes a partir do Conselho de Administração, com mandato de quatro anos, composto por três conselheiros executivos, representados pelo presidente, vice-presidente e secretário, mais um membro de cada município de atuação da Cooperativa (oito efetivos e sete suplentes). Já o Conselho Fiscal, é composto por três membros efetivos e três suplentes, com mandato de um ano.