skip to Main Content
Menor Custo E Maior Produtividade, Nos Próximos Ciclos De Soja

Menor custo e maior produtividade, nos próximos ciclos de soja

Temática tem sido abordada pela Cotrirosa durante o roteiro de palestras sobre a cultura da soja

 

A Cotrirosa iniciou no dia 12 de agosto, um importante roteiro de palestras sobre a cultura da soja, ministradas pelo engenheiro agrônomo e pesquisador, Sérgio Schneider. O objetivo é oferecer aos associados e clientes da Cooperativa, o maior número de informações e promover um diálogo, para que os agricultores entendam como é possível manter o custo de produção, que vem crescendo, sem perder produtividade.

 

Entre as principais abordagens realizadas estão: qualidade do solo, plantio e semente; invasoras e pragas; doenças, especialmente as relacionadas à ferrugem; situação da ferrugem no Paraguai e no Brasil; e observação de correntes aéreas. Também, a partir de setembro, estão previstos vídeos técnicos semanais, com informações e orientações aos produtores, de acordo com os principais questionamentos que chegarem ao Departamento Técnico da Cotrirosa.

 

Schneider explica que uma das principais tendências é a permanência no aumento do custo de produção, mas que é possível aumentar o potencial produtivo, sem precisar elevar os custos. “Os fatores de produção, uma vez entendidos por nossos agricultores, teremos a segurança e a certeza de que, ao longo dos próximos anos, haverá um potencial de produção maior dentro da sua propriedade, sem ter mais gastos”, destaca o agrônomo e pesquisador.

 

Já foram realizadas quatro palestras e ainda estão previstas os seguintes encontros:

 

– Unidades: Tuparendi, São Marcos e São José do Mauá

No dia 25 de agosto, às 19h, no salão da comunidade de São Marcos.

 

– Unidades: Comandaí e Giruá

No dia 31 de agosto, às 19h, no CTG em Giruá.

 

– Unidades: Porto Vera Cruz e Porto Lucena

No dia 1º de setembro, às 10h30, no salão paroquial de Porto Lucena.

 

– Unidades: Tucunduva e Novo Machado

No dia 1º de setembro, às 19h, na ABESEM em Tucunduva.