skip to Main Content
Cotrirosa Finaliza Importante Ciclo De Palestras Sobre A Cultura Da Soja

Cotrirosa finaliza importante ciclo de palestras sobre a cultura da soja

Com a proximidade do próximo ciclo de soja, é necessário preparar e atualizar produtores, com importantes informações e tendências. Neste sentido, a Cotrirosa promoveu entre os dias 12 de agosto e 1º de setembro, um importante roteiro de palestras sobre a cultura da soja. Ministradas pelo engenheiro agrônomo e pesquisador, Sérgio Schneider, um dos principais objetivos foi oferecer aos produtores informações para que o custo de produção não eleve, mantendo ou aumentando a produtividade.

 

Muitos aprendizados valiosos foram repassados aos agricultores, para todas as fases do ciclo da cultura. Referente a qualidade do solo, por exemplo, Schneider destacou a importância de um solo descompactado e com bom equilíbrio nutricional. Isso faz com que os investimentos em proteção da cultura, tenham um bom retorno econômico.

 

Relacionado a qualidade da semente, a necessidade de utilizar grãos tratados, que garantem proteção para a fase inicial da cultura. Além disso, é importante observar a velocidade de plantio, para ter maior uniformidade, distância e profundidade correta. Com isso, existe maior probabilidade de que as plantas alcancem o máximo de seu potencial produtivo.

 

Outro ponto importante está relacionado a data da semeadura. A mesma cultivar, semeada em momentos distintos, responde de forma diferente. Casos práticos foram apresentados aos associados e clientes da Cotrirosa, para auxiliar na tomada de decisão em relação à data de semeadura, de acordo com a variedade escolhida.

 

A ferrugem também foi observada pelo pelo pesquisador, Schneider explicou que é necessário observar as correntes aéreas e pressão de ferrugem em outros países, como o Paraguai. Assim, é possível ter uma previsão de ferrugem ou não, com uma média de 10 dias de antecedência.

 

O associado do município de Tucunduva, Tarso Rodrigo Emmel, participou da palestra e afirma que buscar atualização e assistência técnica pela Cotrirosa, seguindo as orientações, gera resultados positivos. “Hoje temos o nosso maquinário e a nossa lavoura em boas condições. E numa palestra como essa a gente relembra coisas simples e importantes, que as vezes deixamos de fazer e acabamos perdendo em produtividade e lucro”, destaca Tarso.

 

É importante lembrar que o Departamento Técnico da Cotrirosa também está à disposição de associados e clientes, para esclarecer dúvidas e realizar orientações precisas.