Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória para todos os produtores rurais do RS nesta segunda-feira

Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória para todos os produtores rurais do RS nesta segunda-feira

Publicado em: 2 de janeiro de 2026 Categorias: Notícia

A partir da próxima segunda-feira (05), todos os produtores rurais, independentemente do faturamento, passam a ser obrigados a emitir nota fiscal eletrônica para a comercialização de seus produtos. A medida atende a uma legislação nacional e vem sendo implantada de forma gradativa desde 2021, conforme cronograma da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz).

A primeira etapa da migração para o sistema eletrônico ocorreu em 2021, com os produtores que possuíam faturamento acima de R$ 4,8 milhões. Em 2025, a obrigatoriedade foi ampliada para produtores com receita bruta a partir de R$ 360 mil e para todas as operações interestaduais. A partir da próxima semana, a regra passa a valer para todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul.

Com a mudança, ocorre a extinção do tradicional “talão do produtor”, em papel, preenchido manualmente no momento da transação comercial. A partir de agora, todas as notas serão emitidas digitalmente através do sistema do governo ou de sistemas e programas de terceiros que possuem essa integração.

O produtor que optar por emitir suas notas por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) pode realizar o download diretamente no celular, efetuar o cadastro inicial com seus dados pessoais e iniciar a utilização da ferramenta. O NFF também pode ser acessado por meio do computador.

Para os produtores rurais associados à Cotrirosa, a cooperativa oferece todo o suporte necessário para essa transição, incluindo formações e consultoria. Além disso, disponibiliza um sistema para a gestão da propriedade rural, que já permite a emissão de notas fiscais conforme a legislação vigente.

O SmartCoop é uma plataforma que integra cooperativas e produtores rurais, reunindo ferramentas de gestão agrícola, comercialização da produção, emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e gestão financeira. A solução centraliza informações e contribui para o aumento da produtividade.

A analista de Relacionamento com o Cooperado, Dionice Hippler, orienta cooperados e clientes da Cotrirosa a procurarem as unidades de atendimento da cooperativa para esclarecer eventuais dúvidas. Ela reforça que a Cotrirosa está preparada para atuar e auxiliar tanto os produtores que utilizam o sistema NFF quanto o SmartCoop.

Vale ressaltar que a legislação vigente prevê sanções ao produtor que não aderir à Nota Fiscal Eletrônica, tais como multas, apreensão de mercadorias e impedimento da comercialização da produção. Além disso, a irregularidade pode gerar restrições ao acesso a crédito, financiamentos e programas oficiais. Por isso, é fundamental se regularizar e emitir a nota eletrônica antes da venda ou do transporte do produto.

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir