Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Aumento de mais de 40% na produção leiteira coloca a Cotrirosa entre os cinco maiores acionistas da CCGL

Data do evento:

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) completou, na última quarta-feira (21), 50 anos de atuação, celebrando uma trajetória construída através da união, do cooperativismo e do compromisso com o produtor rural e com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ao longo dessas cinco décadas, a CCGL se consolidou como uma das principais referências do cooperativismo gaúcho, integrando produção, indústria, logística, pesquisa e tecnologia.

Fundada em 1976, a CCGL marcou a entrada do cooperativismo gaúcho na industrialização de laticínios, abrindo novas oportunidades para o produtor de leite, agregando valor à produção e impulso ao desenvolvimento regional. Com o passar dos anos, esse modelo evoluiu e passou a oferecer soluções integradas que hoje dão sustentação a toda a cadeia do agronegócio.

A Cotrirosa teve participação direta e histórica neste processo, estando presente desde o início da CCGL, nos diferentes momentos de sua trajetória, contribuindo para a consolidação e retomada de projetos estratégicos, especialmente na cadeia do leite.

Segundo o vice-presidente da Cotrirosa e conselheiro da CCGL, Pedro Olavo Rauber, a importância da central esteve justamente na capacidade de viabilizar ações que, de forma individual, não seriam possíveis pelas cooperativas.

“A CCGL teve um papel fundamental porque atuou em frentes que sozinhos não conseguiríamos desenvolver. A indústria do leite é um exemplo claro disso, permitindo a comercialização conjunta da produção e trazendo resultados concretos para o produtor”, destacou.

A relação entre CCGL e Cotrirosa também envolve áreas estratégicas como logística portuária, pesquisa e tecnologia. Estruturas como os terminais de Rio Grande, o Centro de Pesquisa, a Rede Técnica Cooperativa (RTC) e os laboratórios de solos deram suporte técnico, acesso à informação e melhores condições para a tomada de decisão no campo.

Os reflexos desse trabalho apareceram de forma clara nos números da Cotrirosa. Desde 2021, a cooperativa registrou um crescimento superior a 40% na captação e produção de leite, mesmo diante de um cenário estadual de redução no número de produtores. O resultado desse aumento está ligado diretamente à profissionalização da atividade e ao suporte técnico oferecido pela Cotrirosa aos produtores.

“O produtor passou a estar cada vez mais profissional. O papel da cooperativa foi dar assistência técnica, informação e condições para que ele produzisse mais, com melhor qualidade e menor custo”, ressaltou o conselheiro da CCGL.

Dentro dessa estratégia de fortalecimento da produção, a nova fábrica de rações da Cotrirosa, com inauguração prevista para a segunda semana de fevereiro, foi apontada como mais um investimento importante, voltado à melhoria da produtividade e da competitividade dos produtores de leite.

Ao completar 50 anos, a CCGL celebrou uma história construída coletivamente e reafirmou sua missão de gerar conhecimento, desenvolver pessoas e fortalecer o cooperativismo. Para a Cotrirosa, a intercooperação segue sendo um pilar estratégico, com impacto direto no crescimento da produção leiteira, na renda do produtor e no desenvolvimento regional.

O evento que marcou o cinquentenário da CCGL ocorreu em Cruz Alta/RS, na sede da instituição, onde estiveram representando a Cotrirosa o presidente Clenir Dalcin e Pedro Rauber, acompanhados de suas esposas.

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir