Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

CCGL adiciona setor de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em suas pesquisas

CCGL adiciona setor de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em suas pesquisas

Publicado em: 4 de abril de 2022 Categorias: Novidades

A CCGL, aliada à Rede Técnica Cooperativa (RTC), incluiu, no primeiro semestre de 2022, um novo setor à Unidade de Pesquisa e Tecnologia, o de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). A nova linha de pesquisa tem foco na maximização do potencial da pecuária de leite e de corte e na sua integração com a lavoura, buscando elevar ao máximo a eficiência dos sistemas de produção por meio de interações sinérgicas entre os componentes agrícola e animal para diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Conforme o Pesquisador da CCGL e coordenador do novo setor, Eng. Agr. Dr. Pedro Albuquerque Nunes, os sistemas integrados têm sido reconhecidos internacionalmente como uma alternativa para a intensificação e diversificação sustentável dos sistemas de produção, que nas últimas décadas passaram por um processo de especialização e simplificação biológica. – Ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a integração entre sistemas agrícolas possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado, desde que ocorra de forma ordenada (planejada) e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas. Por este motivo, a temática dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são, atualmente, objeto de estudo nas mais renomadas instituições de pesquisa do mundo – completa Pedro.

A CCGL, através da RTC e junto com as cooperativas associadas, busca avançar progressivamente em pesquisas agrícolas capazes de contribuir para aumentar a produtividade e a rentabilidade nas propriedades rurais. Este olhar sobre sistemas integrados de produção é chave para a agricultura do futuro e, deste modo, a CCGL e a RTC se colocam na frente da geração de conhecimento, com vistas a subsidiar as cooperativas e os produtores para a agricultura do futuro. Buscar a intensificação sustentável de sistemas agrícolas é um dos objetivos do setor. Além disso, por meio do sinergismo em pesquisas no Tambo Experimental da CCGL, onde são desenvolvidos estudos com plantas forrageiras, manejo de pastagens e produção de leite, o setor tem foco na maximização da produção pecuária com vistas ao leite e, agora, também a carne.

A Unidade de Pesquisa e Tecnologia da CCGL conta ainda com os setores de Manejo de Culturas, Manejo e Conservação do Solo, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo de Plantas Daninhas, Entomologia, Fitopatologia além de parceria com a plataforma Smartcoop, com foco em agricultura digital. Para a prestação de serviço, a unidade também disponibiliza a todos os produtores laboratórios de solos e sementes.

Fonte: CCGL

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir