Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Cotrirosa cede equipamentos para pesquisa pioneira na área hidroscópica de grãos

Cotrirosa cede equipamentos para pesquisa pioneira na área hidroscópica de grãos

Publicado em: 10 de abril de 2024 Categorias: Inovação e tecnologia

Nesta terça-feira, 09 de abril, o presidente da Cotrirosa, Clenir Antônio Dalcin, acompanhado do gerente da área de Grãos, Marcos Bogler, e do gestor de Inovação da Cooperativa, Nelinho Graef, realizaram a entrega, em forma de comodato, de uma câmara climática e uma balança determinadora de umidade à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. O objetivo da parceria é a realização de uma pesquisa que determina uma tabela hidroscópica dos grãos voltada à nossa região, para qualificação e desenvolvimento da agricultura.

“A Cotrirosa está preocupada com a evolução da agricultura. Enquanto cooperativa, precisamos agir por meio dessas parcerias que qualificam e impulsionam o fazer diário dos nossos cooperados. Temos uma equipe dentro da própria Cotrirosa olhando para essas necessidades e, a partir disso, vamos buscando novas formas de qualificar nosso fazer e entregar, cada vez mais, uma informação mais certeira”, enfatizou o presidente Dalcin.

O gerente da área de Grãos reforçou ainda que dados de pesquisas dessa linha só existem nos Estados Unidos e na China, o que não torna a leitura tão precisa quando olhamos para a realidade da nossa região. “Nesse sentido, olhamos para nossas Universidades da região e fomos em busca da ciência para nos qualificar ainda mais com a informação. É importante que a gente entregue um trabalho completo e qualificado ao nosso produtor final, do plantio à colheita, e à mesa também. Por isso acreditamos que nesse momento estamos fazendo valer o sentido da palavra de agir em cooperação, para que possamos, de fato, prosperar o futuro da agricultura”.

Pela Unijuí, estiveram presentes na assinatura do contrato do comodato e entrega dos equipamentos, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, o professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional, e responsável pela pesquisa que será desenvolvida, Manuel Binelo, o coordenador do curso de Mestrado em Sistemas Ambientais, José Antônio Gonzales, a coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Fabiana Simon, o técnico do Laboratório de Solos, Sementes e Bromatologia da universidade, Diovane Antonow, e o coordenador da área de Logística e Laboratórios da Unijuí, João Lucas.

A PESQUISA

A pesquisa será encabeçada pelo professor doutor Manuel Binelo, do Programa de Modelagem Matemática e Computacional, que desenvolverá as análises em conjunto com seus estudantes do Mestrado e Doutorado. “A ideia desses equipamentos é ser utilizado para pesquisar a unidade de equilíbrio hidroscópico dos grãos, ou seja, quando os grãos são armazenados, as condições de temperatura e umidade influenciam diretamente na qualidade desse produto, com objetivo de evitar perdas devido à fungos e insetos que podem atacar o grão que está armazenado. Saber esse comportamento do grão, ou seja, qual o conteúdo de umidade do grão conforme as condições ambientais onde ele está armazenado é uma questão científica bastante importante e esses equipamentos são fundamentais para nos ajudar na pesquisa para investigarmos essa questão.”, explica o professor.

A pesquisa terá início no mês de maio.

 

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir