Cotrirosa reafirma parceria comercial com cooperativas argentinas

Cotrirosa reafirma parceria comercial com cooperativas argentinas
Publicado em: 17 de fevereiro de 2026 Categorias: Notícia
Em agosto de 2025, a Cotrirosa e a Federação das Cooperativas Federadas da Argentina (FECOFE) oficializaram a assinatura de um Acordo Geral de Intercooperação, estabelecendo as bases para uma atuação conjunta pautada na colaboração institucional, cooperação técnica e intercâmbio de experiências. A iniciativa marcou um avanço estratégico na construção de pontes entre o cooperativismo brasileiro e argentino, fortalecendo a integração regional e ampliando oportunidades de desenvolvimento para associados e comunidades.
Dando continuidade a esse movimento, fruto do Congregacoop, e reforçando o compromisso firmado nos anos anteriores, no dia 5 de fevereiro de 2026 foi formalizado um anexo comercial ao Acordo Geral de Intercooperação , em Chilecito, La Rioja, Argentina. Com viés de intercooperação comercial e integração regional, o documento amplia o escopo da parceria e consolida mais um passo na aproximação entre as cooperativas.
O documento foi assinado pelo presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin, presidente da Cooperativa de Vinhos e Frutas “La Riojana” de La Rioja Ltda, da Argentina, Alfredo Capece, e pelo assessor da FECOFE, Mario Hernán Gonzalez. O ato simboliza não apenas a formalização de uma nova etapa da cooperação, mas também o fortalecimento das relações institucionais construídas ao longo do último ano.
O acordo busca impulsionar o desenvolvimento e ampliar a competitividade comercial entre as cooperativas, promovendo a introdução de produtos alimentares nos respectivos mercados. Mais do que uma transação comercial, a iniciativa representa a reafirmação dos valores cooperativistas, baseados na confiança, na reciprocidade e na construção coletiva de oportunidades.
Com essa nova etapa, Cotrirosa, FECOFE e La Riojana reforçam um modelo de intercooperação internacional que alia estratégia, inovação e compromisso social, fortalecendo o cooperativismo como instrumento de desenvolvimento sustentável e integração entre nações.

