Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Missão Técnica do Programa Propriedades do Futuro: Da Gestão ao Resultado

Missão Técnica do Programa Propriedades do Futuro: Da Gestão ao Resultado

Publicado em: 16 de setembro de 2025 Categorias: Notícia

Entre os dias 10 e 14 de setembro, um grupo de produtores de leite da Cotrirosa, com o apoio da Cooperativa, Sebrae, Resolpec e Biotrigo Nutrição Animal, realizou uma missão técnica à Argentina. A viagem, que contou com a colaboração da Federación de Cooperativas Federadas - Fecofe, teve como objetivo promover a troca de experiências e o aperfeiçoamento da gestão e dos processos produtivos dos participantes, com foco em práticas que impactam diretamente os resultados de suas propriedades leiteiras.

O grupo teve a oportunidade de conhecer diversas propriedades e instituições de referência na Argentina, como o Grupo Chiavassa, o INTA Rafaela (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), e as cooperativas Manfrey, CAPYC, Las Cañitas, entre outras. Cada uma dessas visitas proporcionou aos participantes uma visão detalhada sobre as práticas de manejo mais rentáveis e inovadoras, sempre pautadas por dados e números que fundamentam as tomadas de decisão.

O INTA Rafaela, por exemplo, é uma instituição de pesquisa que se dedica ao desenvolvimento de técnicas de manejo e tecnologias para o setor leiteiro, com foco na maximização da produtividade e sustentabilidade. A validação de tecnologias e o constante aprimoramento das práticas de manejo são elementos fundamentais para garantir a rentabilidade a longo prazo.

Além disso, as cooperativas e produtores associados, como os do grupo Las Cañitas e Manfrey, destacaram-se pela forma como aplicam a gestão baseada em números. A capacidade de analisar dados e tomar decisões fundamentadas é um diferencial que contribui diretamente para o sucesso e a longevidade das operações.

O Programa Propriedades do Futuro proporcionou aos participantes a oportunidade de refletir sobre o que pode ser adaptado para o Brasil, levando em consideração as especificidades de cada região e de cada propriedade.

A importância de uma gestão orientada por dados e a capacidade de antecipar tendências são aspectos que os produtores de leite da Cotrirosa, por meio do programa, têm aprendido a incorporar em suas decisões. O objetivo é garantir uma produção mais rentável, com foco na sustentabilidade e na sucessão familiar, além de uma visão de longo prazo que contemple o futuro da atividade leiteira.

"Gostaria de agradecer pela oportunidade que nos foi dada de conhecer parte da cadeia produtiva da Argentina. Foi algo muito relevante e que nos motiva a continuar e aprimorar nosso trabalho enquanto produtores", declarou Samuel Manske, cooperado da Cotrirosa, destacando a importância da missão técnica para o seu dia a dia na propriedade.

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir