Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Representante da Cotrirosa no Geração C participa de imersão cooperativista em Sunchales, na Argentina

Representante da Cotrirosa no Geração C participa de imersão cooperativista em Sunchales, na Argentina

Publicado em: 3 de junho de 2026 Categorias: Notícia

Entre os dias 25 e 29 de maio de 2026, Vaneila Schneider, representante da Cotrirosa no Comitê de Jovens Cooperativistas Geração C RS, esteve em Sunchales, na província de Santa Fé, Argentina, em uma missão internacional que reuniu representantes de 38 cooperativas gaúchas. A viagem foi realizada pelo Sistema Ocergs, em parceria com a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e a Casa Cooperativa de Sunchales.
Sunchales é reconhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo argentino, uma cidade onde o modelo cooperativo está presente em praticamente todos os setores da economia e, de forma especialmente marcante, no ambiente escolar.
Durante os cinco dias da missão, a comitiva gaúcha teve a oportunidade de conhecer de perto um dos ecossistemas cooperativistas mais consolidados da América Latina. Entre as visitas realizadas, a jovem destaca a experiência nas cooperativas escolares como o ponto mais impactante da viagem.

"O ponto mais interessante é como eles trabalham o cooperativismo nas escolas desde a educação infantil. Eles têm cooperativas dentro da escola, onde os alunos aprendem a trabalhar como uma diretoria de cooperativa e desenvolvem trabalhos excepcionais: adquirem materiais para a escola, para a comunidade, e realizam serviços sociais. É muito interessante." Destacou  Vaneila Schneider, representante da Cotrirosa no Geração C RS, durante entrevista ao Programa de rádio Cotrirosa em Seu Lar, nesta quarta-feira.

O grupo também visitou uma cooperativa de água, responsável pela captação, tratamento e distribuição para toda a cidade, com cerca de 20 mil habitantes, além de cooperativas ligadas ao agronegócio. No setor do agro, a delegação visitou uma cooperativa de grãos que, além de receber a produção dos cooperados, possui uma fábrica de ração e realiza leilões de gado em suas instalações, modelo que chamou a atenção da representante gaúcha pela inovação e integração da cadeia produtiva. O Grupo Sancor Seguros, referência nacional no cooperativismo argentino, também integrou o roteiro. A organização iniciou suas atividades com o objetivo de proteger o agronegócio e hoje mantém, entre outros projetos, um Instituto Cooperativo de Ensino Superior, permitindo que os jovens de Sunchales acessem a educação universitária sem precisar deixar a cidade.

O Comitê Geração C RS é uma iniciativa do Sistema Ocergs voltada à formação de jovens cooperativistas que possam assumir papéis de liderança em suas cooperativas e comunidades. Atualmente, o grupo reúne 43 integrantes de diferentes ramos do cooperativismo gaúcho.
Na Cotrirosa, Vaneila Schneider é uma das representantes desse movimento.

Lucas Rafael Souza | 20695/RS
Jornalista e Assessor de Comunicação

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir