RTC intensifica projeto de prevenção de doenças na cultura da soja Notícia Anterior Cotrirosa realiza... Próxima Notícia CCGL lançará na 22ª...

RTC intensifica projeto de prevenção de doenças na cultura da soja

Com o objetivo de qualificar as aplicações de fungicida e, consequentemente, elevar a produtividade da soja, a Rede Técnica Cooperativa – RTC dispõe de uma rede de coletores para o monitoramento de esporos de ferrugem asiática na cultura da soja. Os coletores foram instalados em 24 municípios do Rio Grande do Sul, nos campos experimentais de cooperativas associadas à CCGL.

Conforme o pesquisador da CCGL e responsável pelo projeto Carlos Pizolotto, o modelo foi criado para alertar sobre a ocorrência de ferrugem e auxiliar produtores e técnicos na construção de programas de controle de ferrugem mais eficientes. – As aplicações iniciais são de suma importância no controle da doença, pois ajudam a manter as folhas do baixeiro limpas e o nível de inóculo inicial baixo – salienta Carlos.

– Os dados do monitoramento de esporos são combinados com dados climáticos através de algoritmos de um modelo matemático, que auxiliará na predição da doença. O modelo simula a ocorrência de epidemias da doença em três diferentes níveis de risco, baixo, médio e alto (confira no mapa, onde verde é risco baixo, amarelo risco moderado e vermelho risco elevado), auxiliando o produtor a qualificar a aplicação de fungicida, ou seja, a construir um programa de controle da doença com base no nível de risco de sua região  – explica Carlos.

O projeto, que iniciou em outubro de 2021, conta com 15 cooperativas: Cotribá, Cotrijal, Cotrisal, Cotrirosa, Coopatrigo, Coasa, Cotrijuc, Cotricampo, Agropan, Cotriel, Canmpal, Cooperoque, Cotripal, Cotrisul e Cotrisel, além da CCGL, que coordena a iniciativa por meio da RTC.

Add Comment