Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Academia de Técnica de Nutrição Animal Cotrirosa

Academia de Técnica de Nutrição Animal Cotrirosa

Publicado em: 10 de outubro de 2023 Categorias: Notícias

A Cotrirosa realizou juntamente com o departamento de Produção Animal e os técnicos da área mais um módulo da Academia Técnica de Nutrição animal com a empresa parceira Nutron/Cargill. Este módulo da academia técnica foi realizado a fim de buscar e desenvolver conhecimentos acerca das dificuldades encontradas nos períodos de altas temperaturas no verão. Essas dificuldades enfrentadas pelos produtores impactam de forma negativa na produção e bem-estar dos animais. Assim, o principal foco foi buscar compreender formas de minimização do estresse térmico em bovinos leiteiros, para podermos entregar maiores resultados, juntamente com nossos produtores.

A zona térmica de conforto dos bovinos está relacionada com o índice de temperatura e umidade (THI) do ambiente em que se encontram. A partir do momento que os animais saem da sua zona térmica de conforto, entram em um estado de estresse térmico. O estresse térmico tem como principais consequências a diminuição da ingestão de alimentos, quedas drásticas de produção, baixos índices reprodutivos e redução da imunidade dos animais e aumentando a casuística do desenvolvimento de doenças e perdas de animais dentro dos rebanhos, gerando assim altos prejuízos econômicos.

Como formas da diminuição dos impactos do estresse térmico, podemos citar medidas de manejo que reduzem a exposição ao calor, ou favoreçam a dissipação do calor dos animais, como manter sempre água a vontade e de qualidade, sempre perto dos animais para fácil acesso, planejamento de ambientes com presença de sombra para os animais, especialmente em criações a pasto, e resfriamento das vacas por meio de aspersores e ventiladores na linha de trato, sala de ordenha, e para animais em confinamento dentro dos galpões. Faça a constante aferição da velocidade dos ventos dos seus ventiladores através do anemômetro, garantindo que seu investimento esteja sendo retornado em resultados.

Além das opções de manejo, é imprescindível manter a dieta dos animais sempre ajustada, a fim de nessa época do ano realizar o adensamento das dietas diminuindo a produção de calor excessivo no sistema digestório, a qual pode ser realizada por meio de aditivos nutricionais. Outra forma nutricional de diminuir os impactos do estresse térmico, é por meio de aditivos de alta tecnológica, como o Energy Ice, que garante a diminuição dos impactos do estresse térmico nos animais, e garante maior bem-estar animal nesta época do ano, e diminuindo o impacto econômico das altas temperaturas.

Converse com o técnico de Nutrição Animal da Cotrirosa da sua região, e garanta a assessoria de qualidade, buscando maior bem-estar aos seus animais, e maior rentabilidade da sua produção, apresentando alternativas de minimizar os prejuízos causados pelo estresse térmico por calor.

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir