Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Cotrirosa oferece ferramenta para monitoramento animal 24 horas

Cotrirosa oferece ferramenta para monitoramento animal 24 horas

Publicado em: 13 de março de 2023 Categorias: Notícias

Com o objetivo de oferecer aos cooperados e clientes da Cotrirosa, soluções tecnológicas que auxiliam no dia a dia das propriedades leiteiras, a Cooperativa conta com uma nova parceria. A CowMed é uma empresa que oferece monitoramento 24 horas, por meio de coleiras, que mensuram e enviam alertas referente ao comportamento de ruminação, atividade, ócio, ofegação, alerta de cio, saúde, parto, alimentação e temperatura corporal. As informações captadas pela coleira chegam até o produtor por meio de uma ferramenta, disponível para celular ou computador.

Facilidades e tecnologias de alto desempenho, que chegam às propriedades atendidas pela área de nutrição e saúde animal da Cotrirosa. Por exemplo, sempre que uma vaca entrar em cio, o  produtor recebe um alerta sobre qual o melhor horário para  inseminar e se é um cio expressivo. Outro exemplo é o alerta emitido sempre que a vaca tiver indícios de doença, quando ela caminhar menos e cair a ruminação. A coleira consegue informar anormalidade de um a dois dias antes que a vaca dê sinais  visíveis.

Leonardo Martins, proprietário da CowMed, descreve a tecnologia como uma tradução da opinião da vaca. “Por meio de um colar, sabemos tudo que a vaca sempre quis nos dizer e nós nunca conseguimos ouvir. É um serviço às propriedades, que conta com o atendimento da Cotrirosa e também de uma equipe técnica da CowMed, formada por veterinários e zootecnistas, que acompanham todas as propriedades, com suporte, treinamento e acompanhamento dos alertas gerados. É a opinião das vacas dizendo qual o melhor manejo para ser adotado”, destaca Leonardo.

Hoje, a empresa monitora mais de 40 mil vacas, em seis países. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar: a redução de mortalidade de vacas em até 50% durante o ano, pela descoberta de doenças de forma extremamente precoce; ganhos reprodutivos, com aumento médio de 15 a 20% na taxa de inseminações, com a detecção correta do cio; e redução do estresse térmico, entendendo quais os melhores horários para banho e ventilação.

Os produtores que tiverem interesse em implementar a tecnologia em sua propriedade, podem entrar em contato com o Departamento Técnico da área leite da Cotrirosa.

 

Foto: CowMed

 

 

 

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir