Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Parceria entre Cotrirosa e Unijuí resulta em aprovação do projeto de inovação tecnológica voltada à área do agronegócio

Parceria entre Cotrirosa e Unijuí resulta em aprovação do projeto de inovação tecnológica voltada à área do agronegócio

Publicado em: 27 de dezembro de 2023 Categorias: Notícias

A Cotrirosa, em parceria com a Unijuí e Município de Santa Rosa, conquistou a aprovação do projeto “Living Lab Agro Noroeste Missões” junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SICT/RS). A iniciativa busca fomentar a inovação tecnológica no agronegócio da região e auxiliar as cooperativas, produtores e empresas no setor agrícola. O valor aprovado é de cerca de R$ 1 milhão para a execução do projeto, que será implantado no campus de Santa Rosa.

O planejamento se deu através da criação de uma infraestrutura integrada de hardware e software que combine dados do solo, climáticos em tempo real e imagens aéreas, a fim de otimizar a produção de grãos, minimizando o uso de agrotóxicos e insumos. O projeto visa capacitar e sensibilizar a região sobre o potencial da tecnologia no setor agrícola, envolvendo captura, transmissão, armazenamento, análise e tratamento de dados voltado à área de plantio agrícola.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Sandro Sawicki, o Living Lab Agro Noroeste Missões será uma fonte rica e atualizada de informações do agronegócio na região, que auxiliará os produtores, além de fornecer um dataset público com dados e imagens. “A proposta surgiu a partir da necessidade da região, que carece de incentivos e sensibilização no setor agrícola. Com o projeto será possível obter a qualidade e tratamento dos dados em tempo real, os quais podem auxiliar as cooperativas e produtores a explorarem ainda mais a produtividade de grãos com sustentabilidade”, destaca.

O professor salienta que com a aprovação, será possível angariar mais infraestrutura de comunicação para a captura de dados e informações, como é feito hoje com o Smart LiveLab. “Nós pensamos como ideia abordar a questão do agro em três frentes: a primeira é do cuidado do solo, a segunda é que irá cuidar da parte do clima, e a terceira, que acho que vai ser bem interessante e é uma das metas do projeto, que é de criar um dataset de dados atualizados utilizando a captura de imagens aéreas”, ressalta.

Para 2024, já estão sendo orçados valores para a compra de produtos de última geração, como drones com câmeras de alta precisão e imagem, a fim de levantar dados e informações para estudos. “Podemos verificar o relevo, calcular a densidade da mata existente, assim como o número e altura das árvores. A partir disso, se pode ter informações de quanto de área de plantio temos na região. A ideia é usar o drone semanalmente ou quinzenalmente para ver a evolução da parte agrícola das plantas, até a parte adulta, com dados sobre o solo e o clima”, comenta o professor Sandro Sawicki.

O primeiro kit de sensores que irão transmitir os dados via LoRa, que é uma rede de transmissão de longo alcance para o levantamento e troca de dados, já foi instalado na localidade de Cerro Alto, em Tuparendi. A previsão é de que outros quatro sejam instalados na mesma propriedade, além de uma estação meteorológica com dados pluviométricos mais certeiro, sobre o vento, raios ultravioleta, temperatura e umidade do ar, entre outros. Todas as informações serão transmitidas em tempo real e serão armazenadas.

O projeto irá iniciar em 2024, com a intenção de ampliar o atual espaço do Living Lab, instalado no campus de Santa Rosa. “Temos que pensar em como vamos operacionalizar tudo. Estamos muito contentes, claro que é um desafio e agora vamos atrás de parcerias para que o projeto seja um sucesso”, finaliza o coordenador.

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir