Sabe de alguma irregularidade?
Denuncie

Técnicos da Cotrirosa participam da Qualificação Técnica da Operação 365

Técnicos da Cotrirosa participam da Qualificação Técnica da Operação 365

Publicado em: 22 de dezembro de 2023 Categorias: Notícias

Buscando qualificação para os técnicos, a Cotrirosa participa do programa de melhoria da qualidade do sistema agrícola produtivo, denominada Operação 365. O projeto tem como objetivo estabelecer um programa para estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul.

Integrantes do Departamento Técnico da Cotrirosa participaram de uma qualificação técnica voltada à Operação 365, nesta quinta-feira, 21, na sede da CCGL, em Cruz Alta. A qualificação foi promovida pela Rede Técnica Cooperativa, CCGL, SmartCoop, em conjunto com a EMBRAPA e reuniu 99 técnicos de 10 cooperativas associadas.

O objetivo central da qualificação foi capacitar os técnicos conforme as diretrizes da Operação 365, cujo propósito é impulsionar melhorias na qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. Esta iniciativa visa elevar a sustentabilidade, estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul.

O evento, que se estendeu ao longo do dia, foi estruturado em duas etapas: palestras técnicas e diagnóstico de campo. Inicialmente, Geomar Corassa, Gerente de Pesquisa da CCGL, apresentou os detalhes da Operação 365 aos participantes. Na sequência, o Pesquisador da EMBRAPA, Giovani Faé, e o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, discutiram temas relevantes relacionados à operação.

Na tarde, os técnicos aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos durante a parte teórica, realizando diagnósticos de campo para avaliar as condições físicas e químicas do solo. As atividades incluíram tópicos como coleta adequada de amostras e identificação da compactação do solo no ambiente de cultivo. Jorge Lemanski, Chefe-Geral da EMBRAPA Trigo, destacou a importância dessas análises, explicando como contribuem para um manejo eficaz que aumenta a produtividade e cria um ambiente resiliente às adversidades, como a estiagem.

Os técnicos qualificados tornam-se certificadores do programa, permitindo que realizem avaliações em talhões de produtores associados às cooperativas. Para que o produtor receba o certificado, os talhões devem ser cadastrados na Plataforma SmartCoop, que é o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada talhão. A avaliação será feita com base nos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela Operação 365. Nesses critérios, são avaliados fatores como diversificação de culturas, uso de plantas de cobertura, proteção e conservação do solo, qualidade física, química e biológica do solo, indicadores de custos e de rentabilidade, entre outros.

De acordo com o nível de certificação de cada talhão, o produtor estará apto a receber benefícios da cooperativa à qual é associado. Esses benefícios têm como objetivo valorizar os produtores que realizam o manejo adequado, fomentando o aumento do uso de boas práticas agrícolas.

Compartilhe
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições Política de Privacidade.
Prosseguir