XVII Fenatrigo Agrotecnologia promove Fórum da Produção Pecuária Notícia Anterior Cotrirosa participa de... Próxima Notícia Conecta Jovem 2023 foi um...

XVII Fenatrigo Agrotecnologia promove Fórum da Produção Pecuária

Na manhã do dia 04 de Outubro, aconteceu o Fórum da Produção Pecuária em Cruz Alta, na VXII Fenatrigo Agrotecnologia. O evento proporcionou a troca de conhecimento de Jaime Ries, Zootecnista e Wagner Beskow, Engenheiro Agrônomo.

O destaque da primeira palestra foi o Zootecnista Jaime Ries, Assistente Técnico Estadual da Emater/RS – Ascar, que trouxe à tona a “Realidade atual da produção leiteira no Rio Grande do Sul”. Ries compartilhou preocupantes números, destacando a redução no número de produtores de leite. De acordo com ele, embora tenhamos testemunhado um aumento no volume médio diário de produção de leite, esse aumento contrasta com a significativa redução no número de estabelecimentos produtores de leite ligados à indústria, que têm abandonado a atividade nos últimos anos. Essas informações estão detalhadas no Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, recentemente divulgado pela Emater/RS-Ascar.

O relatório revela um crescimento médio de 14% na produção de leite entre os anos de 2021 e 2023, mas, ao mesmo tempo, indica que o número de produtores vinculados à indústria diminuiu de 40.182 em 2021 para 33.019 em 2023, uma redução de aproximadamente 18%.

Jaime Ries também abordou as adversidades enfrentadas pelos produtores, como os valores historicamente baixos dos últimos quatro anos, impactados pela estiagem, importações, e custos de produção elevados. Produtores de menor escala estão encontrando dificuldades em manter suas operações, devido à falta de mão de obra qualificada e aos desafios econômicos.

Apesar desses desafios, Ries enfatizou que os produtores estão se especializando e buscando investir em suas operações. Ele destacou a resiliência e o compromisso daqueles que permanecem na indústria.

O evento também contou com a palestra do Engenheiro Agrônomo, Ph.D Wagner Beskow, da Transpondo Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária, que abordou estratégias de ação para produtores de leite que superam crises e buscam crescimento.

Além disso, um caso inspirador foi compartilhado, apresentando o sucesso do produtor de leite do Sistema CCGL, Tiago de Oliveira, que reside na localidade de Carazinho, no interior de Eugênio de Castro e passou por desafios iniciais, mas, com a assistência técnica da CCGL, conseguiu aprimorar seu rebanho, aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade de sua propriedade.

O consultor técnico da Cotrirosa, Jean Beladona, prestigiou as palestras e trouxe uma bagagem de informações para prosperar e auxiliar no crescimento da cooperativa. O Fórum da Produção Pecuária serviu como um importante fórum para a troca de conhecimentos e experiências, destacando a resiliência e a determinação dos produtores de leite no Rio Grande do Sul, enquanto enfrentam desafios significativos na busca por um futuro mais promissor.

Add Comment